Notícias

Campanha salarial: Fórum de Entidades Sindicais da Saúde pressiona SindHosFil

Representantes do Fórum de Entidades Sindicais da Saúde se reuniram, na última quinta-feira, 22 de outubro, com Edison da Silva e Jaime Durigon Filho, presidente e vice-presidente do Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo (SindHosFil), respectivamente.

O objetivo foi reafirmar a pauta de reivindicações única que norteia a Campanha Salarial 2015 de cada sindicato.

“O fato de o nosso fórum ter marcado posição não significa necessariamente o endurecimento das negociações, mas sim uma demonstração de que os trabalhadores não têm que pagar a conta por tudo o que está acontecendo na conjuntura nacional”, afirma Ricardo Murça, secretário-geral do Sinfar-SP.

Os sindicatos estão pressionando os representantes patronais a deliberarem pela aprovação do reajuste salarial de 9,88% e da ampliação da licença maternidade de 120 para 180 dias para as categorias.

“Nossa defesa é de no mínimo repor a perda do período e sem parcelamento, pois isso gera perda. Outra pauta fundamental é a extensão da licença maternidade para seis meses, principalmente por sermos na psicologia quase 90% mulheres”, diz Fernanda Magano, dirigente SinPsi.

 “Se a trabalhadora ganha, os patrões ganham muito mais por uma série de fatores já comprovados, como o aumento da produtividade e menores índices de absenteísmo”, diz Murça. “Empresas socialmente responsáveis aderem à ampliação da licença”.

Além do SinPsi, estiveram presentes dirigentes do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (SINFAR-SP), do Sindicato dos Médicos no Estado de São Paulo (SIMESP), do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo (SINDINUTRI) e do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP).

Os patronais já têm nova assembleia marcada para discutir os pontos levados pelos sindicatos, com a finalidade de definir se os benefícios serão ou não garantidos aos trabalhadores de Hospitais Filantrópicos e Santas Casas de Misericórdia de São Paulo. 

O SinPsi continua aguardando a manifestação do SindHosfil e mantém pripridade na agenda de reuniões do Fórum. Vale ressaltar que o sindicato já nviou ofício ao SindHosp, o sindicato patronal dos hospitais privados, com a mesma pauta.

“Seguiremos juntos até o fim”, finaliza Giannini.

Fórum de Entidades

O Fórum foi criado no início de 2015, com o propósito de estabelecer critérios para a união de pautas frente às negociações coletivas para as categorias com os sindicatos patronais, SINDHOSP e SINDHOSFIL. Participam do Fórum o SINFAR-SP, o SIMESP, o SINDINUTRI, o SinPsi e o SEESP.

“O Fórum é, sem dúvida, um avanço, pois remete à ideia de que somos trabalhadores da saúde”, afirma Rogério Giannini, presidente do SinPsi.

Deixe um comentário