Notícias

Campanha Setembro Verde destaca a importância da doação de órgãos

Conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos e incentivar uma postura pró-ativa dos familiares é o objetivo do “Setembro Verde” – mês da doação de órgãos instituído em lei pelo governo do Estado de São Paulo.

O SinPsi convida a categoria a refletir sobre a importância de descutir o tema.

doacao 002

Com o objetivo de participar desse esforço, o Hospital Estadual Mário Covas está empenhado na divulgação do “Setembro Verde” para os pacientes e cerca de 5 mil pessoas que circulam pela instituição todos os dias. A CIHT – Comissão Intra-Hospitalar de Transplante – está focada na distribuição de material de divulgação que enfatiza a importância da doação de órgãos, pois mais de 30 mil pessoas que estão em filas de espera para transplantes.

Na condição de captador de órgãos, o Hospital Estadual Mário Covas está entre as instituições de saúde do Estado que mais tem registrado captações em São Paulo. O mês de agosto já registra a captação, por exemplo, de corações cujos transplantes ocorreram com sucesso. Para que a doações se efetive há procedimentos técnicos, médicos, éticos e legais a serem observados. Além do tempo curto, é necessário envolvimento da família e sua aprovação.

Para que todo o processo possa fluir mais tranquilamente e rapidamente é preciso difundir as informações e esclarecer dúvidas, como forma de conquistar o apoio das pessoas, e principalmente familiares, para esse importante gesto de solidariedade.

Deixe um comentário