Notícias

Coletivo Negro do SinPsi agora atua na Uneafro

O Coletivo Negro Sindical do SinPsi firmou parceira, em março deste ano, com o curso pré-vestibular da Uneafro, que atende jovens e adultos oriundos de escolas públicas, prioritariamente negros, que pretendem ingressar no Ensino Superior e por meio de aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os participantes do Coletivo agora atuam diretamente no projeto pedagógico que há quatro anos insere jovens e adultos com baixa renda, a maioria negra, nas universidades públicas do país.

Ao todo, o curso tem quatro coordenadores. Uma delas, dirigente do SinPsi e ex-aluna, Catia Cipriano, estreitar o vínculo de psicólogos com estudantes negros é um projeto que vale de aprendizado para os dois lados.

“Os alunos precisam ler mais e a mídia mostra tudo muito estigmatizado. Então, na minha aula, debatemos uma pauta e eles começam a refletir sobre o que é real e o que é imposição da mídia”, disse.

Em suas aulas Cátia cuida da formação política da turma, abordando questões raciais, sociais e de cidadania, sempre mostrando onde o negro se insere e onde deveria estar inserido. O objetivo é debater temas voltados a questões sociais, discriminação e inclusão.

“Uma vez exibi um vídeo do Racionais, que faz um apanhado histórico de São Paulo, de como aconteceu o desenvolvimento da cultura negra por aqui. Depois, abrimos debate, para ver como os alunos enxergavam a participação do negro na sociedade. Aqui eles desenvolvem o senso crítico a partir dessas aulas”, ressalta. 

O trabalho do Coletivo Negro junto à Uneafro conta com atividades diferenciadas, para uma turma de 23 alunos. A diretora do SinPsi, Elenice de Santana, assumiu a coordenação do curso e ministra aulas de Língua Espanhola, com foco em questões políticas e sociais.

Já a psicóloga Aline Veloso faz um trabalho sócio-comunitário desenvolvido em Salvador (BA). O trabalho consta de resgate histórico de todos os participantes do curso em sua comunidade, identificando lideranças. Em seguida, Aline orienta-os à realização de trabalhos voltados à arte, como pintura e fotografia.

Uma atividade especial é desenvolvida pela psicóloga Marília Fernandez, que atua de maneira itinerante, fazendo orientação vocacional. 

“Nós, psicólogos, temos técnicas de trabalho em grupo. Aqui abordamos mais as questões sociais e políticas. Para a Uneafro é um trabalho diferenciado. Para o sindicato, um fortalecimento da bandeira de luta”, diz Marília.

A participação do Coletivo Negro do SinPsi nos curso da Uneafro garante a aplicação de atividades culturais voltadas à cultura negra. Em breve os alunos terão aulas de cavaquinho e hip-hop aos sábados, e contarão com aulas de Literatura Brasileira, ministradas pelo presidente do SinPsi, Rogério Giannini.

“Para mim é uma honra fazer parte de um dos projetos mais admiráveis voltados à causa negra. Os alunos da Uneafro têm o benefício da formação política, item que outros cursos pré-vestibular, mais voltados para objetivos mercadológicos, não oferecem”, comenta.

A Uneafro

A Uneafro Brasil – União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora – agrega militantes da causa negra, da luta anti–racista, da causa das mulheres, da diversidade sexual e do combate a todos os tipos de discriminação e preconceito; da causa da Educação Popular e Libertária, da disseminação do protagonismo comunitário e da luta contra a exploração econômica e a dominação política.

A vivência de seus organizadores os leva à defesa da tese de responsabilização e da cobrança do Estado pelas mazelas do povo brasileiro, em especial negros e negras, e pela implementação de Ações Afirmativas dirigidas aos grupos historicamente injustiçados. Reivindica a vocação para o trabalho educacional de base e de formação política direcionado às comunidades periféricas urbanas; a atuação política no interior das Faculdades e Universidades e ações de mobilização estudantil.

A Uneafro é um movimento que se organiza em núcleos de atuação em diversas áreas. O trabalho mais conhecido são os cursinhos pré-vestibulares comunitários.

Para a Uneafro, o conceito político de núcleo é mais amplo. Existem vários tipos de núcleos. São núcleos os grupos que atuarem em diversas áreas, tais como cultural, capoeira, formação política, esportiva ou qualquer área acadêmica ou social. O que define a atuação de um núcleo é seu caráter comunitário, pelo qual a Uneafro constituiu-se num combativo Movimento Social e Popular onde homens, mulheres, donas de casa, operários, jovens, idosos, negros, negras, nordestinos e o povo pobre em geral são os verdadeiros protagonistas.

Deixe um comentário