Evento acontece em Belém, de 15 a 17 de novembro, e deve reunir mais de 1.500 participantes
11nov2024 Por Norian Segatto
Entre 15 e 17 deste novembro realiza-se em Belém (PA), no campus da Universidade da Amazônia – UNAMA, o 9º. Congresso Brasileiro de Saúde Mental, organizado pela Abrasme – Associação Brasileira de Saúde Mental, evento que deve reunir mais de 1.500 pessoas entre profissionais da área, pesquisadores, estudantes, palestrantes e convidados.
“Os congressos da Abrasme já se consolidaram como o maior evento no campo da reforma psiquiátrica que, anualmente reúne milhares de participantes. Este ano contará com uma mostra de cinema indígena: vozes ancestrais, além das tradicionais atividades culturais, tendas permanentes pautadas na lógica da educação popular em saúde e nas dinâmicas trazidas por movimentos sociais em temáticas prioritárias: a diversidade, que transversaliza e tece a questão da saúde mental”, explica a presidente da Associação, Ana Paula Guljor, no texto de apresentação do Congresso, que se encontra no site da Abrasme.
Extensa programação
O evento se inicia na sexta-feira, 15, com sete minicursos ocorrendo simultaneamente no período da manhã e outros sete à tarde. O presidente do SinPsi, Rogério Giannini, e Milton Santos, da Coalização Orfandade e Direitos, apresentam o minicurso A construção de políticas de proteção integral à orfandade. “A partir das discussões sobre a orfandade gerada pela pandemia, pudemos constatar o enorme vazio protetivo para a orfandade como um todo, gerando a necessidade de debater com a sociedade a formulação de amplas políticas públicas de proteção para o conjunto de crianças e adolescentes em situação de orfandade.”, afirma Giannini.
O evento conta ainda com um simpósio sobre economia solidária, seis oficinas, espaço para lançamento de livros, feira de economia solidária e atividades culturais. A conferência de abertura Potências do bem viver: ancestralidade, diversidade e sustentabilidade terá a participação das majés Cintia Guajajara e Nadia Pitaguary.
O sábado inicia com o debate Política Nacional sobre Drogas e Redução de Danos: caminhos necessários para o cuidado anti-discriminatório; à tarde ocorrem 37 rodas de conversa, além de mesas redondas, atividades culturais e a assembleia da Abrasme.
No domingo, o dia inicia com o debate Continuamos inventivos? Desafios da Reforma Psiquiátrica, com participação do psiquiatra Paulo Amarante, a psicóloga indígena Nita Tuxá e Manoel Desviat, psiquiatra, professor e pesquisador espanhol. À tarde ocorrem mais 26 rodas de conversa (serão 74 ao todo).
Mostra de cinema
O Congresso trará, também, uma mostra de cinema com 11 filmes, sete deles com temática indígena, e três cine debates. A mostra, com curadoria de Kayky Avraham, será uma oportunidade para os participantes do congresso conhecerem mais da produção audiovisual independente do país.
Acesse o site da Abrasme para ver detalhes da programação completa. Se você está inscrita/o para ir ao Congresso, envie fotos para o sindicato compartilhar com a categoria.
______________
Texto e fotos: Norian Segatto