Notícias

Conselho Nacional de Saúde discute saúde da mulher e do trabalhador

Durante os dias 14 e 15 do mês de novembro, ocorreu a 228ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O Conselho Federal de Psicologia (CFP) esteve presente para colaborar com a discussão sobre os temas que envolvem a Psicologia. O encontro foi realizado em Brasília, no Ministério da Saúde. Entre os assuntos discutidos, destacam-se a Saúde Integral da Mulher e a Política Nacional de Saúde do Trabalhador.

Diante de vários exemplos, o CFP destaca o ocorrido na cidade de São Paulo, onde mulheres encarceradas dão a luz a seus filhos algemadas. Foi criado um grupo – do qual o CFP participa – com o objetivo de verificar a grave violação dos direitos humanos.

Outro instrumento debatido para enfrentar e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) foi a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Em tempos remotos, registrava-se danos aos indivíduos como falta de higiene (roupas sujas) e acidentes de trabalho, entre outros exemplos. O que nota-se hoje é a ausência ou diminuição desses fatos, mas o surgimento de outros, como depressão e estresse. Saiba mais: Afastamentos pelo INSS por depressão e estresse em alta.

O CFP está na comissão intersetorial de saúde do trabalhador do CNS, atuando para que o ambiente de trabalho promova Saúde e não doenças mentais.

Deixe um comentário