O CRP-SP divulgou uma nota de repudio aos constantes ataques da Polícia em São Paulo contra os manifestantes que protestavam contra o aumento abusivo da tarifa de ônibus.
O presidente do SinPsi, Rogério Giannini, saudou a iniciativa do Conselho, afirmando que os psicólogos e psicólogas devem ter orgulho de pertencer a uma categoria progressista e atenta a defesa da democracia.
Veja abaixo a nota do CRP-SP:
CRP-SP repudia a violência policial
O Conselho Regional de Psicologia – SP repudia veementemente a violenta repressão policial impetrada aos participantes de ato público contra o aumento das tarifas do transporte público no município de São Paulo.
As cenas divulgadas pelos meios de comunicação mostraram situações impressionantes de truculência por parte da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar, que não poupou os manifestantes, jornalistas e vereadores presentes.
As manifestações públicas são e devem ser tratadas como ações legítimas da cidadania, garantidas pela Constituição e comuns em sociedades democráticas. A militarização da Segurança Pública é inaceitável, assim como a utilização de funcionários do Estado para atacar os protestos da população.
O CRP-SP manifesta solidariedade aos feridos, em especial o assistente social Vinicius Figueira e se junta ao coro dos que exigem a imediata responsabilização dos culpados pelos lamentáveis acontecimentos.
São Paulo, 20.02.2011