Notícias

CUT inaugura exposição sobre a 1ª CONCLAT

Conferência completa 35 anos com mostra de imagens “História e Memória de Lutas”

A exposição “História e Memória de Lutas”, produzida pela CUT, conta com imagens registradas pelo fotógrafo Juca Martins, com cenas, situações, trabalhadores e trabalhadoras que, há 35 anos, durante a 1ª CONCLAT – Conferência Nacional da Classe Trabalhadora -, imprimiam parte importante da história de nosso país.

São flagrantes de uma luta histórica, com fotos que representam valiosa memória do movimento sindical.

A exposição está montada no saguão da sede nacional da CUT, no bairro do Brás, é aberta ao público de segunda a sexta das 9 às 18h e vai até o dia 30 de setembro.

1ª CONCLAT

Há 35 anos, entre os dias 21 e 23 de agosto de 1981, ocorria o maior encontro de militantes sindicais realizado no país até aquele momento: a 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora – CONCLAT.

Na cidade de Praia Grande, no litoral paulista, um edifício ainda em construção abrigou as plenárias com mais de cinco mil delegados e delegadas – trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, representando 1.091 entidades sindicais de todo o Brasil.

Mais de que um encontro sindical, a 1ª CONCLAT representou um enfrentamento direto à ditadura militar ainda vigente à época e entra para história marcando o nascimento da Comissão Nacional Pró-CUT, primeiro passo para que dois anos depois, em 28 de agosto de 1983, fosse fundada a maior entidade de representação da classe trabalhadora: a Central Única dos Trabalhadores – CUT.

“Se há lugar ao sonho, é preciso que a memória dos trabalhadores sirva aos trabalhadores e lutadores dos dias atuais, para que reconheçam suas raízes e sua identidade de classe, para que possam encontrar nos exemplos dos lutadores de ontem forças para continuar com as lutas do presente” – Paula Ribeiro Salles.

Serviço:
Exposição “História e Memória de Lutas

Concepção e montagem: Centro de Documentação e Memória Sindical

Fotografias: Juca Martins/Olhar Imagens

Realização: Central Única dos Trabalhadores

Rua Caetano Pinto, 575 – Brás

Segunda a Sexta, das 9 às 18h

Deixe um comentário