Em destaque

Dia d@ servidr@ públic@ – Defenda o serviço público de qualidade

Nesta quarta-feira (28) é celebrado o Dia d@ Funcionári@ Públic@, profissionais essenciais para que a população tenha um serviço público de qualidade e excelência. Mais do que celebrar, temos que estar alertas nesse momento em que esses trabalhadores e trabalhadoras estão sofrendo ataques de governos em diversos âmbitos. 

No estado de São Paulo o governador tucano João Doria acabou de aprovar o PL 529 projeto de lei que acaba com seis autarquias estaduais e que vai demitir mais de 5 mil trabalhadores e trabalhadoras. 

Em março deste ano, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo já tinha aprovado uma reforma da previdência estadual. O prefeito Bruno Covas já tinha aprovado uma reforma similar, mesmo sob forte pressão das servidoras e servidores municipais, no final de 2018. Tudo isso na esteira dos governos  Temer e Bolsonaro- Paulo Guedes, que se aliaram ao centrão para aprovar da previdência reforma federal em 2019 e a trabalhista em 2017.

Os ataques, no entanto, não param por aí. A lógica neo-liberal que domina o debate público quer colocar nas costas do funcionalismo público toda a responsabilidade do déficit das contas públicas. O ministro da economia Paulo Guedes chegou a compará-los com “parasitas”. Enquanto isso nada é feito para taxar de forma mais contundente o andar de cima.

O momento é de defesa do SUS, do SUAS e da educação pública de qualidade e isso passa pela defesa dessas trabalhadoras e trabalhadores. O SinPsi sempre estará ao lado do funcionalismo público de qualidade porque acredita que isso é defender a democracia e a Constituição Federal de 1988. 

Para defender o serviço público e a democracia, filie-se ao seu sindicato! https://sinpsi.org/sindicalize/ 

Related Posts

Deixe um comentário