Notícias

DIEESE comemora 60 anos com seminários internacionais e diversas outras atividades

No próximo 22 de dezembro, o DIEESE comemora 60 anos. Para marcar a data, uma série de atividades tem sido promovidas em todo o país. O último evento será o seminário internacional A centralidade do trabalho no desenvolvimento e nas políticas públicas, em São Paulo, em 3 e 4 de dezembro, com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.

A atividade será realizada no auditório da Apeoesp (Praça da República, 282, em São Paulo). Devido à capacidade do local, as vagas são limitadas.

Confira a programação:

3 de dezembro

13h30 – Credenciamento
14h – Abertura: Direção Sindical do DIEESE
14h30 – Conferência de Abertura: A importância do crescimento para o desenvolvimento – Prof. Dr. Luciano Coutinho, presidente do BNDES
Coffee break
16h – Conferência Internacional: Crescimento e Igualdade – Antonio Prado, secretário-executivo adjunto da Cepal

4 de dezembro 

9h – Mesa de Debates Trabalho e educação – Ministro da Educação, Aloizio Mercadante (a confirmar)
Comentários dos debatedores
10h30 – Debate público e perguntas
Coffee break
11h – Mesa de Debates Trabalho e produtividade – Prof. Dr. David Kupfer (Instituto de Economia da Universidade Federal do RJ)
Comentários dos debatedores
12h30 – Debate público e perguntas
13h – Intervalo para almoço
14h30 – Mesa de Debates Desenvolvimento regional no Brasil – Prof. Dra. Tânia Bacelar (Universidade Federal de Pernambuco)
Comentários dos debatedores
16h – Debate público e perguntas
17h – Solenidade de encerramento e homenagem aos 60 anos (DIEESE e Centrais Sindicais) e lançamento do primeiro volume da coleção Por que cruzamos os braços, Greves no Brasil: depoimentos de lideranças, uma produção do DIEESE publicada pela Editora Cortez, e do livro Salário mínimo no Brasil: a luta pela valorização do trabalho

Minas Gerais

Outro grande evento promovido para as comemorações dos 60 anos foi o seminário internacional Salário mínimo e desenvolvimento: lições do Brasil e de experiências internacionais, em parceria com a FES (Fundação Friedrich Ebert), em 9 e 10/11, em Belo Horizonte. A atividade foi realizada na Escola do Legislativo e reuniu cerca de 120 pessoas. O livro Salário mínimo no Brasil: a luta pela valorização do trabalho também foi lançado neste seminário.

Foram debatidas a política do Salário Mínimo no Brasil e em outros países, os impactos sobre a renda, o emprego e a distribuição de renda e o papel dos atores sociais na formulação, implementação e avaliação da política. O seminário contou com apresentações do secretário Nacional de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), Manoel Messias Melo; do técnico de planejamento e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), José Celso Cardoso Júnior; do professor da Universidade de Leeds, na Inglaterra, George Wilson; do secretário executivo adjunto da Comissão Econômica para a América Latina da Organização das Nações Unidas (Cepal-ONU), Antônio Prado; do representante do Sindicato Unificado de Serviços (Verdi) da Alemanha, Gabriele Sterkel; do representante do Center for American Progress, Brendan Dukede; do membro do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho da Universidade de Campinas (Cesit-Unicamp), Cláudio Dedecca; e da professora Rosa Marques, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Demais eventos em homenagem aos 60 anos

15/12 – Solenidade na Câmara dos Vereadores de Salvador
27/11 – Solenidade na Assembleia Legislativa de São Paulo
26/11 – Solenidade na Assembleia Legislativa do Ceará
26/11 – Atividade no Auditório do Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro, com palestra do o professor José Ricardo Ramalho (UFRJ) sobre as transformações no mundo do trabalho
25/11 – Solenidade na Assembleia Legislativa do Espírito Santo
24/11 – Solenidade na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal 

Deixe um comentário