Notícias

SinPsi publica nota de repúdio à violência contra a Marcha das Mulheres Negras

NOTA DE REPÚDIO

O SinPsi – Sindicato dos Psicólogos de São Paulo – manifesta repúdio aos atos de violência ocorridos nesta quarta-feira, 18 de novembro, em Brasília, contra a Marcha das Mulheres Negras.

A Marcha é ação pacífica das mulheres que justamente pedem o fim da violência de gênero e o fim do racismo. Foi organizada e composta por diversas entidades do movimento negro, movimentos sociais e sindical.

A violência que atinge as mulheres no cotidiano tem corte de raça, atingindo de forma mais aguda as mulheres negras. Como ocorre no mundo do trabalho, cuja hierarquia perversa faz com que homens brancos ganhem mais que mulheres brancas, que, por sua vez, ganham mais que homens negros, os quais ganham mais que mulheres negras.

Lamentavelmente, a violência ocorrida aponta para a violência estrutural da sociedade brasileira. O fato de vir de grupos que pedem o golpe e a volta dos militares torna tudo ainda mais revelador.

Não podemos conviver nem com a violência cotidiana e nem com a que se organiza para atacar os movimentos reivindicatórios. Ações assim põem em risco a democracia que vai além do direito ao voto, se fortalecendo no direito à organização e à manifestação.

Exigimos das autoridades pronta apuração e punição dos responsáveis.

Para os democratas e para esquerda brasileira, fica o alerta.

SinPsi

São Paulo, 18 de novembro de 2015

Deixe um comentário