Notícias

Economia solidária espera fortalecimento por meio de políticas públicas

São Paulo – A 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes), realizada entre 27 e 30 de novembro, em Brasília, debateu quais seriam os princípios e as diretrizes das políticas públicas visando a fortalecer as atividades de economia solidária. Segundo o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, a expectativa é de que um conjunto de políticas venha a fortalecer essa atividade.

Entre essas políticas, Clemente cita o estabelecimento de um marco regulatório, que reconheça essa atividade e as especificidades que ela tem; a criação de fundos específicos de financiamento para a atividade; de cooperativas de crédito para fomento e atividades que possam favorecer o comércio, inclusive com possibilidade de exportação de seus produtos.

A conferência reuniu mais de 1.500 trabalhadores da economia solidária, que, de acordo com o diretor do Dieese, é uma forma diferente de fazer gestão econômica, na qual são os próprios trabalhadores que fazem as regras em um ambiente solidário, e uma outra forma de repartir o resultado do trabalho de uma maneira mais justa, igualitária e democrática.

Deixe um comentário