Notícias

Entidades de Psicologia da AL protestam na Embaixada do Brasil em Buenos Aires na próxima sexta-feira (10/6)

Com o objetivo de denunciar o rompimento do processo democrático no Brasil com entrega de carta ao embaixador, manifestação foi definida em assembleia no VI Congreso da Ulapsi (Unión Latinoamericana de Entidades de Psicología)

Na próxima sexta-feira (10/6), a partir das 11h, mais de uma centena de psicólogas e psicólogos de 17 países que participam do VI Congreso da Ulapsi (Unión Latinoamericana de Entidades de Psicología) promovem uma manifestação em frente à Embaixada do Brasil em Buenos Aires. Na ocasião, será entregue uma carta-protesto ao embaixador do Brasil em Buenos Aires Everton Vieira Vargas, denunciando a quebra do pacto democrático na atual conjuntura política brasileira. A Ulapsi convida, ainda, demais profissionais e estudantes da Psicologia presentes na cidade a participar da manifestação. 

Para as entidades que compõem a Ulapsi, o rompimento do processo democrático no Brasil é reflexo da atualização de um projeto colonizador mais amplo de ameaça à democracia, que envolve os vários países da América Latina, fortemente influenciado por interesses econômicos internacionais, sobretudo dos Estados Unidos. Clique aqui para acessar a relação de entidades participantes da Ulapsi 

A manifestação terá início com a realização, em frente à Embaixada, de uma das mesas do Congresso da Ulapsi, “Modos de intervenção do conservadorismo latinoamericano contemporâneo e os desafios para o avanço da democracia” que foi proposta no evento pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) e pelo Instituto Silvia Lane de Psicologia e Compromisso Social. A mesa será coordenada pela vice-presidenta do CRP SP Adriana Eiko Matsumoto e terá como participantes o secretário geral da Ulapsi Edgar Barrero Cuellar (Colômbia), a docente e representante titular do conselho Facultad de Filosofía y Ciencias Humanas de la Universidad Catolica de Asunción, Diana Lesme e o membro vice-presidente do Instituto Silvia Lane, Odair Furtado.

O VI Congreso da Ulapsi – Diálogos e interacciones de la Psicología en América Latina começou na última quarta (8) e vai até o dia 11 de junho. Consulte aqui a programação

Deixe um comentário