Em destaque, Notícias

Fernanda Magano é eleita presidenta do Conselho Nacional de Saúde

23dez2024 | Texto e imagens Norian Segatto

Pela primeira vez em 87 anos de existência do Conselho Nacional de Saúde, uma psicóloga, representando o segmento de trabalhadores, foi eleita presidenta do órgão; Fernanda Magano é a segunda mulher a assumir o posto, a primeira havia sido Maria do Socorro, em 2012.

Histórico de luta

Fernanda Magano: militância como compromisso de vida

Formada em Psicologia há mais de 30 anos, com especialização em Direitos Humanos e Criminologia Social, Fernanda tem longa experiência na militância social e da saúde. Atuou por mais de três décadas na área da saúde no sistema prisional; foi presidente do SinPsi-SP, atualmente é tesoureira da entidade e dirigente da Fenapsi – Federação Nacional dos/das Psicólogas. Integra os coletivos da CUT-SP de Mulheres, Saúde e de Políticas Sociais. Foi conselheira estadual de saúde em SP no início dos anos 2000 e componente da mesa de negociação de saúde de São Paulo. 

Desde 2018, Fernanda participa do CNS, em 2021 foi eleita para a mesa diretora do Conselho, reconduzida em 2024, assume, agora a presidência da órgão para uma gestão até 2027.

No CNS já atuou na Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (Cirhrt) e na Comissão Intersetorial de Saúde Suplementar do Conselho Nacional de Saúde (Ciss). Foi representante do CNS no Comitê de Saúde Suplementar (CoSaúde) e na Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Fernanda Magano também participa da mesa de negociação permanente do SUS.

Novos conselheiros assinam termo de posse do CNS

Para o presidente do SinPsi, Rogério Giannini, que esteve presente à posse, “a eleição da Fernanda representa o compromisso que a Psicologia no Brasil tem com as políticas públicas, particularmente as de saúde e principalmente de saúde mental. Como militante das causas sociais tem se mostrado uma pessoa essencial pela sua nitidez de propostas, de propósitos e por sua capacidade de intervenção. Nós do Sindicato das Psicólogas e Psicólogos de São Paulo nos sentimos orgulhosos em ter entre nossas fileiras uma companheira e uma militante com a potência da Fernanda Magano”.

Rogério e Shirlene durante cerimônia de posse do CNS

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, também presente à cerimônia de posse, enfatizou a importância do controle social e da participação popular como pilares para a reconstrução do Sistema Único de Saúde. “Não foi apenas pelo fato de o Conselho ser previsto em lei, ao contrário de outros que não tinham instrumento legal, que permitiu que o CNS, com todos os reveses e dificuldades no último governo, permanecesse firme, realizasse a Conferência Nacional de Saúde e tantos trabalhos importantes para o SUS”.

A ministra destacou, também, os desafios futuros, como o impacto das mudanças climáticas na saúde e a necessidade de combater a desinformação, e reforçou a convicção de que a nova gestão trará ideias e estilos inovadores, mantendo o SUS no rumo certo.

Para a conselheira fiscal do SinPsi e ex-presidenta da Fenapsi, Shirlene Queiroz, Fernanda Magano “entra para a história do país e também para a história da psicologia brasileira, pois torna-se a primeira psicóloga a ocupar esse espaço, é a primeira representante de trabalhadores na presidência do Conselho. É um momento de muito orgulho para todas nós”.

Todos os conselheiros presentes votaram para escolher a presidência e mesa diretora

Visivelmente emocionada, assim que foi oficialmente declarada a nova presidente do Conselho, Fernanda Magano recebeu os cumprimentos de todos os conselheiros, reafirmou a defesa intransigente do SUS e a disposição para coletivamente encarar esse que é talvez até aqui o maior desafio de sua vida de militante da área da saúde mental.

Mesa diretora

A nova mesa diretora do CNS também foi eleita durante a 78ª Reunião Ordinária. O colegiado é composto seguindo a paridade estipulada para os conselhos de saúde. A distribuição das vagas no CNS é paritária: 50% de usuários/as do SUS; 25% de trabalhadores/as do SUS; e 25% de prestadores de serviços e gestores do SUS. Os representantes das instituições do governo federal, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) são indicados pelos seus titulares e presidentes.

A nova mesa do CNS ficou assim composta.

Novos componentes da mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde
  • Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi) – Fernanda Magano
  • Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) – Rodrigo Cesar Faleiro de Lacerda; 
  • Ministério da Saúde (MS) – Neilton Araujo de Oliveira;
  • Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Vânia Lúcia Ferreira Leite; 
  • Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM) – Getúlio Vargas de Moura Júnior 
  • Rede Nacional de Lésbicas Bissexuais Negras Feministas (REDE CANDACES BR) – Heliana Neves Hemetério dos Santos 
  • Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) – Francisca Valda da Silva;
  • Biored Brasil – Priscila Torres da Silva

Fernando Pigatto, que se exerceu a presidência do Conselho por dois mandatos, recebeu diversas homenagens e se despediu fazendo um balanço desse difícil período e dos desafios para o próximo mandato. Confira no vídeo abaixo.

A íntegra da 78.a reunião do CNS pode ser acessada no canal do Youtube do Conselho.

Related Posts