Notícias

Movimento Cuidar da Profissão alerta: “Críticas descontextualizadas e promessas populistas tentam seduzir psicólogos para uma visão conservadora da psicologia”

Neste dia 27 de agosto, comemoraremos o dia dos(as)psicólogos(as) elegendo as gestões que nos representarão no próximo triênio, 2010-2013.

O Movimento Cuidar da Profissão, que tem participado da construção de nossa profissão nos últimos anos, apresenta chapas que concorrem às eleições no nível do estado – CHAPA 11 “Cuidar da Profissão” – e no nível nacional – CHAPA 21 “Pra Cuidar do Futuro da Profissão”.

A composição destas duas chapas foi elaborada levando-se em conta:
* a necessidade de representação das diferentes áreas e abordagens da psicologia;
* a importância do estabelecimento e da ampliação de redes de articulação com os(as) psicólogos(as), com os movimentos sociais e com o poder público;
* a maior visibilidade das várias áreas em que os serviços psicológicos podem ser prestados, sempre resguardada a qualidade ética e técnica;
* o respeito aos princípios fundamentais que regem nosso Movimento, principalmente no que se refere à gestão transparente, democrática e participativa e à defesa incondicional dos direitos humanos;
* o reconhecimento da importância da renovação dos participantes em todos os níveis: colaboradores(as), membros de comissões e conselheiros(as).

A partir dos critérios acima elencados, foi possível constituir um grupo que represente a Psicologia no estado e outro que nos represente nacionalmente. A composição de nossas chapas conjuga experiência, conhecimento do funcionamento do Sistema Conselhos, visão crítica de nossa profissão, representação da diversidade de nosso campo, respeito às entidades representativas da Psicologia e capacidade de ação organizada e colaborativa.

Tornamos públicos estes critérios, pois temos consciência da História política de nosso país, muito marcada por conteúdos de sedução, corporativismo, mesmo que sob a superfície de um discurso aparentemente democrático.

Nosso Movimento considera o cenário regional e brasileiro para, então, apontar para a Psicologia que precisamos construir, a fim de que se diminuam as desigualdades sociais e se aumente a participação democrática nos fóruns de decisão sobre os rumos de nossa sociedade.

Nossas propostas foram amplamente divulgadas por meio digital e impresso (cuidarsp11.blogspot.com; cuidardaprofissao.org.). Discutimos temas como as condições de trabalho, o campo das psicoterapias, a criminalização dos movimentos sociais, a atuação no SUAS, os direitos sexuais e reprodutivos, a regionalização das ações do CRP, a importância de articulação entre orientação, fiscalização e produção de referências para a profissão.
Nosso planejamento demonstra conhecimento da importante função social de um Conselho de classe e proposição de projetos exequíveis, que consideram as conquistas já realizadas para, então, avançar.

Alertamos todos(as) os(as) colegas para a presença de discursos sedutores, que partem de críticas abstratas e descontextualizadas e acabam por implicar-se com promessas vãs, marcadas pelo populismo e por uma visão profundamente conservadora da Psicologia.

O Movimento Cuidar da Profissão tem consistência e capacidade de mobilização! E é por isso que tomamos a iniciativa de pedir seu voto nestas eleições. Sabemos que uma eleição não se faz com argumentos fragmentados, com incitação ao ódio e ao desprezo por nossa história e por aqueles que auxiliaram a construir a Psicologia neste país. Uma plataforma eleitoral efetiva-se com a consideração crítica da realidade e com a construção coletiva e responsável de proposições que, de fato, aumentem a contribuição da Psicologia para as transformações sociais.

NO DIA 27 DE AGOSTO, VOTE!
11 PARA O CRP SP
21 PARA O CFP

Deixe um comentário