Notícias

Negociação Coletiva 2013: nesta sexta, SinPsi e SindHosFil terão mesa de conciliação

Conforme mencionado em matéria pulicada no dia 16 de outubro neste site, o setor jurídico do SinPsi entrou com um pedido de mediação coletiva com Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo, o SindHosFil-SP.

A mesa de conciliação acontece nesta sexta-feira, dia 25, às 10h, na seção de Relações do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A medida foi tomada após esgotada a via negocial com o sindicato patronal, que se recusa a dar o reajuste salarial com ganha real, conforme a pauta. Pior ainda, recusa-se à simples reposição das perdas salariais, que são de 6,07% de acordo com o índice inflacionário do INPC.

Para Rogério Giannini, Presidente do SinPsi, a mesa redonda poderá servir para mudar outras duas questões importantes: o parcelamento do reajuste e o piso diferenciado entre cidades do interior e capital e GSP.

“Na verdade, não há qualquer razão palpável para se pagar menos para o interior, sendo somente uma forma de superexploração do trabalho”, explica Giannini.

Como em todos os anos, o SinPsi apresentou sua pauta de reivindicações para o acordo coletivo com o SindHosfil. A contraproposta da entidade patronal foi de 5,54%, bem inferior ao índice de perda salarial registrado. O SinPsi recusou. Frente a não aceitação, os patrões apresentaram a segunda contraproposta de reajuste de 6%, insistindo em impor à categoria uma perda real de salario, que também foi recusada.

A mesa redonda de conciliação não é o julgamento do dissídio, mas a tentativa de uma solução negociada mediada pela DRT.

Clique aqui e veja o ofício de convocação.

Deixe um comentário