Notícias

Prefeitura da capital promove 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres inicia campanha, que segue até 10 de dezembro, “Dia Internacional dos Direitos Humanos, com diversas atividades na cidade

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher é uma campanha realizada em diversos países do mundo que tem por objetivo dar visibilidade à violência contra a mulher, sensibilizar a sociedade e discutir formas de enfrentamento. Internacionalmente, tem início no dia 25 de Novembro, Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. No Brasil, a campanha começou no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, dada a importância desta data na luta pela igualdade e termina no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de São Paulo, dentro das políticas públicas que já desenvolve para o enfrentamento à violência contra as mulheres, junta-se a essa campanha de promoção e efetivação dos seus direitos humanos.

Durante a Campanha, a SMPM desenvolverá atividades de discussão e debate sobre o tema da violência, articulando serviços públicos, organizações não governamentais e movimentos de mulheres, divulgará seus serviços e materiais informativos e promoverá atividades culturais.

Um pouco mais sobre o dia 25 de Novembro

Em 1981, na Colômbia, durante o Primeiro Encontro Feminista Latino-americano e caribenho foi instituído o Dia Latino-americano e caribenho de combate à violência contra a mulher em homenagem às irmãs Mirabal: Pátria, Minerva e Maria Tereza, ativistas políticas brutalmente assassinadas na República Dominicana em 25 de novembro de 1960.

Quando o ditador Rafael Trujillo chega ao poder na República Dominicana, as irmãs Mirabal formam um grupo de oposição ao regime e passam a ser conhecidas como “Las Mariposas” (“As borboletas”). Em 1960, são perseguidas pelo regime, apunhaladas e estranguladas. O crime acaba tendo muita repercussão e causa grande comoção no país, despertando a consciência do povo para o regime de opressão e culminando com a morte de Rafael Trujillo em 1961.

Quase 40 anos depois, em 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declara que o dia 25 de novembro é o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher em homenagem às “Las Mariposas”.

Veja o que ainda dá tempo de acompanhar da programação

De 20 de novembro a 10 de dezembro

– Exposição “Manifesto Poético Feminista – 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher” – Galeria Olido – Avenida São João, 473.

Abertura: 20/11, às 18 horas.

Dia 28/11

– Divulgação da rede de serviços no Poupatempo de Itaquera – Avenida do Contorno, 60. Horário: das 9 às 12 horas (Centro de Cidadania da Mulher/Itaquera)

Dia 2/12

– Lei Maria da Penha: conquistas e desafios. Local: Centro de Cidadania da Mulher/Perus (Rua Joaquim Antônio Arruda 74, Perus). Horário: das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas

Dia 3/12

– Divulgação da rede de serviços no terminal Pq. D. Pedro (Avenida do Estado, s/nº). Horário:das 8 às 11 horas

– Divulgação da rede de serviços no terminal Grajaú (Avenida Dona Belmira Marin, altura do nº 500, promovido pelo Centro de Cidadania da Mulher/Capela do Socorro. Horário: das 10 às 17 horas

– Palestra “Esclarecimento Lei Maria da Penha e Direitos da Mulher”, UBS Jardim Embura, Estrada Benito Schumeck, 08. Horário: das 08 às 10 horas (promovido pelo Centro de Cidadania da Mulher/ Parelheiros)

Dia 4/12

– Palestra “Esclarecimento Lei Maria da Penha e Direitos da Mulher”, UBS Jardim Ipurá, Rua Forte de Ladário, 61, Jd. Ipurá. Horário: das 14 às 16 horas (promovido pelo Centro de Cidadania da Mulher/ Parelheiros)

Dia 5/12

– Diálogo para fortalecimento da rede em São Miguel, com Maria Lúcia Silveira (socióloga, Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Branca Paperetti (Casa Eliane de Grammont).

Local: Subprefeitura de São Miguel Paulista (R. Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, 76). Horário: das 9 às 12 horas

– Oficina de Contação de Histórias, Centro de Cidadania da Mulher/Capela do Socorro, Rua Professor Oscar Barreto Filho, 350 – Grajaú. Horário: 15 horas

Deixe um comentário