Notícias

Produção da indústria voltou a crescer em janeiro

A indústria produziu em janeiro 0,2% mais do que em dezembro, informou ontem o IBGE. O aumento da produção foi pequeno, mas inverteu o quadro de queda registrado nos dois últimos meses de 2010.  Houve expansão em 15 dos 27 ramos investigados. Entre os setores que cresceram, o IBGE destacou como mais importantes para o resultado global a produção das indústrias de material eletrônico e equipamentos de comunicações, metalurgia e indústria farmacêutica.

“Outras contribuições positivas relevantes sobre o total da indústria foram observadas em máquinas e equipamentos, produtos de metal e alimentos”, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal. Já entre as atividades que reduziram a produção, na passagem de dezembro para janeiro, os destaques foram veículos automotores, refino de petróleo e produção de álcool, minerais não metálicos e bebidas.

Comparativamente a janeiro do ano passado, a produção da indústria em janeiro deste ano cresceu 2,5%. O crescimento acumulado nos 12 meses somou 9,4%, abaixo da taxa anual identificada em dezembro e novembro, o que traduz, segundo o IBGE, “clara redução” no ritmo recente de crescimento.

“O setor industrial mantém aquele comportamento menos intenso dos últimos meses, que já vem sendo observado desde o final do segundo trimestre do ano passado. Neste início de 2011, o setor industrial mostra uma variação positiva, mas a uma taxa muito próxima da margem. Essa variação positiva ocorre após duas quedas e acaba não suplantando as perdas dos dois últimos meses”, explicou o pesquisador André Macedo.

Deixe um comentário