Reinventar a Psicologia por meio da reflexão dos direitos humanos. Esse é o foco do Espaço Direitos Humanos durante a 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. Um vídeo, que tem o intuito de trabalhar plasticamente o tema, será exibido continuamente em uma sala especial durante os três dias do evento.
O espaço mostra a preponderância dos direitos humanos como uma das grandes chances da Psicologia brasileira se resgatar como profissão de maneira independente culturalmente dos países desenvolvidos. Trata-se de um gancho capaz de fazer com que a profissão amplie ainda mais seu papel diante da sociedade.
Pensando nisso, o filme que será exibido retrata a luta de psicólogas e psicólogos em prol dos direitos humanos e aborda temas como a luta antimanicomial, o direito de crianças e adolescentes, segurança pública, entre outros.
Frases de renomados pensadores que trataram do assunto, como Claude Lévi-Strauss e Michel Foucault, estarão descritas do lado de fora da sala. Além disso, haverá uma área chamada “Deixe suas impressões”, para que o participante descreva o que sentiu e pensou
durante a exibição do filme.
O Espaço Direitos Humanos comporta de 15 a 20 pessoas e é renovado a cada cinco minutos.