Notícias

PT realiza Seminário Estadual de Cidadania LGBT nesta sexta (10)

O Diretório Estadual do PT de São Paulo realiza nesta sexta-feira (10) o Seminário de Cidadania LGBT, com o objetivo de aprofundar a discussão das questões LGBT dentro do partido. Em 2010, pela primeira vez, o Setorial Estadual de SP conseguiu se oficializar e ter voz ativa junto à direção partidária. Teve participação intensa na campanha eleitoral do ano passado, com produção de materiais específicos contendo as demandas do segmento tanto para o Governo Estadual quanto para o Federal.

O Seminário acontece num momento crítico. Se por um lado, se observa um recrudescimento da violência homofóbica em locais públicos – com diversos casos ocorridos na Av. Paulista, por exemplo, por outro lado, no mês de maio, assistimos a maior vitória que o movimento LGBT já teve nos últimos tempos: a decisão unânime pelo Supremo Tribunal Federal que equiparou as uniões entre do mesmo sexo às uniões estáveis heterossexuais. No meio do caminho, está um Congresso Nacional que não aprova nenhuma lei de proteção a essa população e mantém emperrado o PLC 122, que criminaliza a homofobia.

“A realização deste Seminário é um grande passo que o Setorial dá no sentido de aprofundar a discussão das questões LGBT junto ao PT, a seus prefeitos e aos deputados estaduais. Os militantes petistas LGBT são os responsáveis por levar o movimento para as ruas e torná-lo combativo. Precisamos agora que estes temas se enraizem e tomem corpo dentro do partido e produzam ações concretas nas Prefeituras e na ALESP”, explica Lula Ramires, coordenador do Setorial Estadual LGBT do PT-SP.

Para Julian Rodrigues, coordenador do Setorial Nacional LGBT do PT, é um momento importante para o partido em São Paulo, pois, apesar dos avanços, há também um recrudescimento de uma pauta conservadora na sociedade. “No Seminário, vamos discutir uma agenda legislativa com nossa bancada estadual e também a importância das prefeituras do Partido serem vanguarda na implementação de políticas de combate à homofobia, em cada cidade”.

Programação

Data: 10 de junho, das 9h às 13h
Local: ALESP – Auditório Teotonio Vilela

Mesa de Abertura:

Senadora Marta Suplicy; presidente do Diretório Estadual do PT, deputado Edinho Silva; o líder da Bancada do PT na Alesp, deputado Ênio Tatto; secretário de Movimentos Populares do PT, Wellington Diniz Monteiro; prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba; coordenador do Setorial Nacional LGBT do PT, Julian Rodrigues; e o coordenador do Setorial Estadual LGBT do PT, Lula Ramires.

Mesa 1
O PT e as Políticas Municipais LGBT, com a participação de prefeitos petistas.

Mesa 2
O PT e a Legislação LGBT na ALESP, com a participação de deputados estaduais da Bancada do PT.

Deixe um comentário