Notícias

Reforma na educação dará mais poder a pais, alunos e professores, diz Callegari

Mudanças no sistema municipal de ensino, que serão anunciadas amanhã, inclui alterações curriculares, reorganização administrativa da rede e pacote de obras

São Paulo – A proposta de reforma na educação municipal de São Paulo, que será apresentada oficialmente amanhã (15) pelo prefeito Fernando Haddad (PT), prevê a revisão do currículo em todas as etapas do ensino, a reorganização administrativa da rede e uma série de obras nos prédios escolares.

“Será um processo de reorganização administrativa e curricular em todas as etapas e modalidades da educação. Temos propostas de inovações curriculares importantes: nosso foco é o empoderamento do professor, da escola, da família”, disse hoje (14) o secretário municipal de Educação Cesar Callegari, durante reunião do Fórum de Educação Infantil das Entidades Conveniadas do Município de São Paulo.

“Vamos dar mais apoio aos estudantes na busca por educação de qualidade”, afirmou

A proposta seguirá para consulta pública no Portal da Educação por um mês, até 15 de setembro. Qualquer pessoa pode acessar e deixar suas sugestões.

O projeto de reforma inclui, ainda, um “vigoroso plano de obras”, segundo o secretário.

“A cidade tem boas experiências, boa capacidade instalada, mas não é o caso de todas as escolas. As modificações vão possibilitar o aumento do acompanhamento da família sobre a escola, criar portas para que isso aconteça. Com a capacidade instalada que já temos em São Paulo, acreditamos que esse plano vai ser um salto do ponto de vista da qualidade.”

A prefeitura espera que parte das medidas seja implantada já no ano letivo de 2014.

Ensino superior

Além da reforma, a prefeitura de São Paulo pretende transformar 18 Centros Educacionais Unificados (CEUs) em pólos da Universidade Aberta, para oferecer formação inicial e continuada a professores e outros profissionais de serviços de assistência social.

“Nossa prioridade é a educação. Temos convênios com a Unesp (Universidade Estadual Paulista) para implantar um curso de Pedagogia e algumas especializações e com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) para cursos para profissionais da área da saúde. As especializações devem acontecer já no segundo semestre e o curso de graduação no início de 2014”, afirmou o secretário.

Deixe um comentário