Notícias

Seminários dos Conselhos de Psicologia no Fórum Social Mundial

Os Conselhos de Psicologia – Federal e Regionais – participam do Fórum Social Mundial e propõem atividades e debates desde as primeiras edições do Fórum.

Para o Fórum de 2010, o Conselho Federal de Psicologia propôs o Seminário: Sociedade, Trabalho, Justiça e Democracia: Reflexões a partir da Psicologia, com quatro mesas.

O debate “Os Desafios da Construção da Democracia na América Latina – Reflexões a partir da Psicologia” terá participação de Emir Sader, da psicóloga uruguaia Carolina Moll e da Secretária Executiva da União Latino-americana de Entidades de Psicologia (Ulapsi), Ana Bock.

Outros temas do Seminário serão a judicialização da vida, a construção da Conferência Nacional de Defesa Civil e políticas públicas para a área, Psicologia Crítica do Trabalho na Sociedade Contemporânea.

O Seminário ocorre dia 27 de janeiro, a partir das 9 horas, e está previsto para ser relizado na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.

Confira a programação abaixo.

*Por que a Psicologia participa do FSM*
A Psicologia está preocupada com temas como Direitos Humanos, Democracia e Justiça porque se interessa pela construção da subjetividade plena dos cidadãos, e ela passa pela garantia de direitos.

Ao fazer a mediação entre a Psicologia e a Sociedade, os Conselhos Federal e Regionais de Psicologia atuam para a consolidação de políticas públicas, pela manutenção e ampliação das conquistas sociais, pela promoção de direitos.

A Psicologia hoje pensa a sociedade – no Brasil e na América Latina – como ciência e profissão comprometida com as necessidades de toda a população, e tem certeza de que as reflexões sobre a construção da subjetividade têm muito a contribuir na construção de um mundo justo e democrático.

O Conselho Federal de Psicologia propôs para o Fórum Social Mundial o Seminário: Sociedade, Trabalho, Justiça e Democracia: Reflexões a partir da Psicologia.

PROGRAMAÇÃO
Dia 27 de janeiro de 2010, a partir das 9hs
Local: Porto Alegre
Mesa 1: Os Desafios da Construção da Democracia na América Latina – Reflexões a partir da Psicologia

* Emir Sader – Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
* Carolina Moll – Tesoureira da ULAPSI; psicóloga uruguaia.
* Ana Bock – Secretária Executiva da ULAPSI; professora da PUC-SP.

Mesa 2: A Judicialização da Vida

* Edson Passetti – Professor da PUC-SP.
* Ana Luiza Castro – Coordenadora da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP.
* Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari – Professor da USP.

Mesa 3: Por uma Política Pública de Defesa Civil: Construindo a Conferência Nacional

* Cristina Silva – Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP.
* Gerson Luiz de Almeida Silva – Secretário Nacional de Articulação Social da Presidência da República.
* Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio – Membro Titular da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Ambientalização da UFSCar.

Mesa 4: Psicologia Crítica do Trabalho na Sociedade Contemporânea

* Maria da Graça Jacques – Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
* Odair Furtado – Professor da PUC-SP.
* Ricardo Amorim – Professor-pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisador-colaborador da Unicamp.

Confira local e horário detalhado em www.pol.org.br

O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRP-RS) também propôs atividades para o FSM. Veja programação completa na página do CRP-RS: http://www.crp07.org.br

Deixe um comentário