Notícias

SinPsi divulga nota: ‘Fora, Valencius em dois tempos’

Primeiramente, o SinPsi protesta e repudia a ação da Polícia Federal ocorrida no dia 15 de abril, que retirou militantes de diversos movimentos da Luta Antimanicomial da sala da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, do Ministério da Saúde (MS), em Brasília, cumprindo mandato de reintegração de posse. 

Foram 121 dias de uma ocupação que se constituiu em um dos polos de resistência à nomeação de um coordenador, Valencius Wurch, que não é aceito por usuários, trabalhadores e familiares da saúde mental e por todos os que militam por uma sociedade sem manicômios. Valencius é notório defensor de posições contrárias à reforma psiquiátrica e a rede substitutiva aos manicômios.

A desocupação pelo uso da força demonstra que a ocupação não se esvaziaria, ao contrário, se fortaleceria dia a dia na resistência ao Valencius e na defesa por uma política de saúde mental não manicomial.

Um segundo ponto desta nota é nosso reconhecimento aos e às VALENTES que lá fincaram pé e resistiram a toda a sorte de pressões e adversidades. Saíram altivos, com a certeza da justiça que significou essa luta. Os e as que ocuparam e as centenas de entidades que apoiaram o movimento seguem na luta de muitas outras formas. Sem dúvida saberemos dar uma resposta no próximo 18 de Maio, com grandes mobilizações no Brasil todo, ocupando ruas e praças, em que se seguirá ouvindo FORA, VALENCIUS.

Deixe um comentário