Notícias

SinPsi e Anad juntos no Dia Mundial do Diabetes

“Diabetes: proteger o nosso futuro”. Esse é o tema da campanha 2012 pelo Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), evento que envolve 180 países, pela conscientização sobre a doença, sob os auspícios da International Diabetes Federation (IDF) e Organização Mundial de Saúde (OMS).

Numerosas ações locais e nacionais são realizadas por organização de indivíduos interessados e preocupados com a causa do Diabetes. No Brasil, a Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes (FENAD) coordena a campanha em todos os estados.

Em São Paulo, no dia 11 de novembro, a Assoaciação Nacional de Assistência de Diabético (Anad), com o apoio do SinPsi, promove a “15ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, de Detecção, Orientação, Educação e Prevenção das Complicações”, no Colégio Madre Cabrini, à Rua Madre Cabrini nº 36, junto à estação Vila Mariana do Metrô, onde a Anad oferece 10 mil atendimentos gratuitos.

A proposta é oferecer uma gama de serviços e orientações sobre a doença, como avaliação nutricional, de pés, de dentes, de olhos, fisioterapêutica, vascular e de rins. Além disso, será feito microalbuminúria, 10 mil testes de glicemia, mil testes de colesterol e hemoglobina glicada. Os presentes também poderão aferir a pressão arterial, receber orientações e assistir a palestras educativas.

Na ocasião, a Anad vai expôr produtos e alimentos dietéticos.

Tudo azul

A Anad conclama a todos que desejam lutar contra o Diabetes para que iluminem de azul suas casas, seus locais de trabalho, os edifícios de seus escritórios pelo Dia Mundial do Diabetes.

A todos os políticos e responsáveis por prédios públicos, que iluminem seus gabinetes, os monumentos de sua cidade e todos os locais públicos possíveis.

Ao escurecer do dia 13 de novembro e até o fim da noite do dia 14, haverá esta ação em todo o mundo.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS), como resposta ao preocupante aumento da ameaça do Diabetes em todo o mundo.

Em 2007, o Dia Mundial do Diabetes passou a ser um dia oficial das Nações Unidas como resultado da resolução 61/225. Esta resolução convida todos os Estados membros a participarem do Dia Mundial do Diabetes e a prestar atenção à necessidade de educação e conscientização requerida para enfrentar a crescente epidemia de Diabetes.

Nos últimos anos a IDF convidou a todos e teve respostas de inúmeras cidades, em muitos países de todo o mundo para a iluminação em azul de lugares emblemáticos, monumentos, edifícios e casas particulares para marcar o Dia Mundial do Diabetes.

Mais de mil monumentos foram iluminados em azul, em 2011, e neste ano se espera contar com muito mais adesões.

Quem conseguir garantir a iluminação azul pode comunicar à Anad, pelo e-mail diretoria@anad.org.br. Na manhã do dia 15, vale enviar fotos da iluminação, para que constem no site da IDF.

O Diabetes é uma das maiores causas de cegueira, doença renal, doença cardiovascular, infarto e amputações. O número de pessoas que vivem com Diabetes tem aumentado consideravelmente nos últimos 30 anos.

Em 1985 se estimava 30 milhões de pessoas com Diabetes no mundo. Uma década depois, este número aumentou para 150 milhões. Hoje, de acordo com a IDF, o número passa de 300 milhões. A menos que se estabeleçam programas de prevenção e controle, calcula-se que para 2025 este número aumentará até 440 milhões.

Clique aqui para saber mais sobre a doença.

Deixe um comentário