Notícias

SinPsi na audiência pública sobre privatização de presídios

“É mais uma estratégia para se multiplicar os lucros em cima de um serviço social que o estado deveria prestar”, disse a presidenta do SinPsi Fernanda Magano

O SinPsi, juntamente com o Sindcop, a American Federation of Tearches (AFT) e a Internacional dos Serviços Públicos, esteve na Audiência Pública “Sistema prisional: Vender é a solução?” para debater o projeto de privatização dos presídios brasileiros e a comparação com o sistema norte-americano. O evento aconteceu nos últimos dias 12 e 13 de novembro. 

A presidenta do SinPsi Fernanda Magano reforçou que esse processo de privatização visa somente o lucro de empresas privadas e o enxugamento das responsabilidades do estado e que o governador João Doria quer trazer essa lógica para o estado de São Paulo. 

“É mais uma estratégia para se multiplicar os lucros em cima de um serviço social que o estado deveria prestar. Somos a terceira maior população carcerária do mundo e essa privatização não vai combater esse índice, mas vai olhar somente para números, sem nenhuma preocupação com a carreira dos trabalhadores, sua remuneração e saúde física e mental”, disse. 

De acordo com a AFT, nos presídios privados nos EUA são maiores os números das fugas, o uso de drogas e as setenças são mais longas. No mês da consciência negra, os números do racismo institucional também chamam a atenção. Mais de 60% dos presos no país são negros e isso não vai ser alterado somente com a gestão privada nos presídios.  

Fernanda também apontou da importância do SinPsi estar presente nesse debate, em conjunto com os agentes de segurança e carcerários.

“Por mais que os trabalhadores da segurança tenham protagonismo nesse debate, é preciso trazer também os profissionais da área meio, como os de saúde para compor”, encerrou.

Veja o vídeo da audiência:

Deixe um comentário