Em destaque, Notícias

#7 PodSin : Gabriel Medina é o novo entrevistado do podcast do sindicato

Psicólogo especialista em educação e juventude reflete sobre o aumento de casos de violência nas escolas

PodSin, diálogos da psicologia com a sociedade, o podcast do Sindicato das Psicólogas de SP chega a seu sétimo episódio entrevistando o psicólogo Gabriel Medina, ex secretário Nacional de Juventude e que integra atualmente um grupo executivo do Ministério da Educação para debater formas de combater a onda de violência em escolas.

Nesta conversa Medina avalia que o tema é complexo, de difícil solução e que não deve ser visto como um problema isolado da escola ou de segurança pública. “O MEC está convocando a sociedade em uma situação de emergência, de ampliação de ataques, mas é importante entender que não se trata de um fenômeno isolado… e entidades, inclusive da Psicologia, estão sendo chamadas para conversar sobre soluções para o problema”, afirma.

Medina também opina sobre o projeto do governo do estado de São Paulo de contratação de psicólogos nas escolas e afirma que sem uma política multisetorial, que abranja diversas áreas da sociedade e do governo, a contratação terá poucos efeitos práticos. Para ele, a escola não deve ser confundido com um CAPs, ela deve ser um local de acolhimento e escuta dos jovens.

Confira abaixo a íntegra da entrevista. PodSin – Diálogos da Psicologia com a sociedade é um projeto do SinPsi-SP em comemoração aos 50 anos de fundação da entidade. Os episódios estão disponíveis na plataforma do Spotify.

Clique aqui para acessar todos os episódios do PodSin.

Related Posts