destaque

Audiência dia 7 debate caminhos da saúde mental no Brasil

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal realiza no dia 7jun (quarta-feira) uma audiência pública virtual para debater e “avaliar os avanços, retrocessos e desafios relativos à política nacional de atenção à Saúde no Brasil”.

O evento acontece às 14h e será retransmitido pelo Facebook do SinPsi.

Para as psicólogas/os e outros profissionais da área de saúde, trata-se de um tema importante e urgente, visto o crescimento de casos de transtornos registrados em função das consequências do isolamento social, aliado ao aumento do desemprego, da miséria e piora geral da condição de vida de considerável parcela da população.

Para a diretora do SinPsi e da Frente Estadual de Luta Antimanicomial, Estela Franzin, “Precisamos mais do que nunca compreender os processos que envolvem as relações de saúde pública no Brasil”. Priscila Takatsu, diretora do SinPsi, destaca a importância da Raps estar sempre no horizonte da política de saúde mental no país. “Temos que fomentar ainda mais a reforma psiquiátrica, endossando a contrariedade de internações em comunidades terapêuticas. Importância da atuação de psicólogas nesse momento de pandemia, não podemos esmorecer”.

A presidente do Sindicato, Fernanda Magano, reforça o convite para a participação de todas/os interessados e finaliza: “O momento é de resistência e enfrentamentos pela manutenção dos princípios da luta antimanicomial, não aos retrocessos, pela garantia do orçamento da Saúde e pela realização da V Conferência de Saúde Mental #VIVASUS.”

Participações já confirmadas

— Rafael Bernardon Ribeiro, Coordenador Geral da Saúde Mental e outras Drogas – Ministério da,Saúde

— Pedro Gabriel Delgado, Psiquiatra, com doutorado em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo (USP);

— Laura Fusaro Camey, Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de MG/ RENILA/MG;

— Débora Duprat, ex-Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão;

— Pedro Serrano, Professor da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo;

— Alysson Mascaro, professor e filósofo;

— Lucio Costa, membro do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT).

Related Posts

Deixe um comentário