Notícias

Atenção psicossocial: CFP estará presente no 1º Encontro Nacional

A diretoria do Conselho Federal de Psicologia (CFP) se reuniu com representantes do Ministério da Saúde para discutir a participação da autarquia no 1º Encontro Nacional da Rede de Atenção Psicossocial (Raps). O evento será realizado entre os dias 4 e 6 de dezembro, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

O 1º Encontro reunirá usuários, familiares e trabalhadores que atuam na área para discutir a rede de atenção psicossocial voltada para uma sociedade sem manicômios, reforçando a luta Antimanicomial e por um cuidado que produza direitos. Os debates incluirão 21 temas, entre eles crianças e adolescentes, álcool e outras drogas, internações compulsórias, violência, questão racial e povos tradicionais.

O intuito é que os diálogos e articulações concretizados por instituições, estados e municípios promovam a expansão e sustentabilidade da rede de atenção 24 horas, atenção à crise, diálogo com a atenção primária, supervisão clínico institucional. Durante os três dias do evento serão oferecidos mais de 20 cursos, além das 10 miniconferências e programação cultural.

Durante a reunião, a diretoria do CFP confirmou a presença de conselheiros federais nas miniconferências temáticas e sinalizou a possibilidade de relançar no evento, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-08), a publicação de referências técnicas sobre atuação da (o) psicóloga (o) nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

O evento é uma promoção da coordenação geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e a coordenação municipal de saúde mental de Curitiba e da coordenação estadual de saúde mental do Paraná. Há uma expectativa de participação de 5 mil pessoas no evento.

Deixe um comentário