Notícias

Conselho Nacional de Assistência Social inicia discussão para definir quem são os trabalhadores do SUAS

O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) iniciou um processo de discussão para definição de quem são os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no dia 31 de agosto. O CNAS vem promovendo encontros regionais para debates de vários temas, dentre eles, a proposta preliminar de conteúdo da resolução dessa definição.

Os dois primeiros encontros, das Regiões Centro-Oeste e Sudeste, foram realizados no mês de setembro. Os próximos serão: Região Sul, que acontecerá entre os dias 4 e 5 de novembro, em Curitiba, Paraná; Região Nordeste, entre os dias 18 e 19 de novembro, em Fortaleza, Ceará; e Região Norte, nos dias 25 e 26 de novembro, em Belém, Pará.

Desses encontros têm saído subsídios de indicativo da resolução de definição das categorias de profissionais de nível superior da Política de Assistência Social. Este processo culminará com o Encontro Nacional, a ser realizado em Belo Horizonte, nos dias 16 e 17 de dezembro, onde o Conselho Federal de Psicologia terá 27 vagas.

“Os psicólogos têm se mobilizado através do fórum de trabalhadores do SUAS. E para se prepararem têm sido promovidos encontros estaduais antes dos regionais”, segundo a Conselheira do CNAS representante do CFP, Iolete Ribeiro. Iolete também diz que é muito importante essa mobilização dos psicólogos para discutir a atuação numa perspectiva interdisciplinar e as funções essenciais em cada nível de proteção social e de gestão.
Os psicólogos que irão ao Encontro Nacional, em Belo Horizonte, serão escolhidos por meio de eleições realizadas junto à própria base, nos encontros regionais.

Deixe um comentário