Em destaque, Notícias

Dia Internacional das Mulheres: saúde, acesso, participação e representatividade

Fonte: Conselho Nacional de Saúde

Reconhecido em vários países, o Dia Internacional das Mulheres é comemorado todo 8 de março e demarca uma trajetória de lutas por equidade de gênero.

A Saúde envolve diversos aspectos da vida das pessoas. A pandemia amplificou as desigualdades de gênero e sociais no Brasil afetando principalmente as mulheres negras e pobres.

As mulheres estão entre as mais afetadas porque estão mais expostas ao risco de contaminação e as vulnerabilidades sociais como desemprego, violência, falta de acesso aos serviços de saúde e aumento da pobreza. Por isso, a luta por saúde pública, universal e de qualidade é também a luta pelos direitos das mulheres.

No âmbito do Controle Social do SUS muitas são as protagonistas que pautam suas vidas pelos direitos das mulheres e em tantas outras lutas por um Brasil melhor.

Neste 8 de março, no discurso de posse das conselheiras da mesa diretora (16/12/2021), o Conselho Nacional de Saúde reafirma a constante luta por saúde, acesso, equidade, participação e representatividade para todas as mulheres.

Related Posts