Em destaque

Dia Nacional da Saúde – Defenda o SUS

O Brasil celebra, neste 5 de agosto, o Dia Nacional da Saúde. A data nasceu em homenagem a data de nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz, que fundou o Instituto Soroterápico Nacional, conhecido hoje como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Nós do SinPsi parabenizamos a todas e todos @s profissionais de saúde no país de todas as áreas. Todas e todos são essenciais no enfrentamento a pandemia de coronavírus, que já nos tirou mais de 95 mil pessoas até o dia de hoje.    

No dia de hoje é essencial também lembrarmos da importância da luta em defesa e ampliação do Sistema Único de Saúde (SUS) para a classe trabalhadora brasileira. Defender uma saúde universal, pública, com participação e controle social, para que possamos por em prática as deliberações aprovadas democraticamente nas conferências nacionais de saúde, obedecendo os parâmetros das leis 8080 e 8142 de 1990. 

Há inúmeras movimentações no Congresso nacional que visam a privatização do SUS, com uma falsa agenda modernizadora, que vai tirar o acesso à saúde para milhões de brasileiras e brasileiros. Somos contra qualquer iniciativa nesse sentido.

Por fim, precisamos reforçar que se não fosse o SUS e suas trabalhadoras e trabalhadores o nosso cenário diante da pandemia seria ainda pior e que precisamos fazer com que esses profissionais sejam respeitados. Por isso seguimos na luta por valorização salarial, melhora de condições de trabalho e plano de carreira para todas e todos.      

Related Posts

Deixe um comentário