Em destaque, Notícias

Ele engraxou sapato de PM, agora é ouvidor das polícias de São Paulo

Por Noriian Segatto

Cláudio Aparecido Silva, negro, quinto filho de mãe solo, ex-morador de rua, com passagem pela “Febem” do Espírito Santo; uma história como a de muitos negros no Brasil, que pela condição de pobreza e cor acabam sendo vítimas preferências da violência policial.

Cláudio foi engraxate, poliu muita bota de PM, começou a participar do movimento Hip Hop, foi adquirindo consciência social, militou em movimentos sociais e em 2023 assumiu o posto de ouvidor das polícias de São Paulo. Ele conversou com a reportagem do SinPsi para o projeto PODSIN – Diálogos da Psicologia com a sociedade – e falou sobre a sua infância, sua militância política e cultural e os desafios da ouvidoria à frente de uma corporação repleta de denúncias de violação dos direitos humanos,

Fim da Polícia Militar

O novo ouvidor das polícias (militar, civil e científica) explica que seu papel nesse tabuleiro de interesses díspares é ser um mediador de conflitos e buscar atender às demandas da população e movimentos sociais, com respeito às corporações. Sobre o uso de câmeras nos uniformes da PM Paulista, que o carioca e agora governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) prometeu acabar durante a campanha, Cláudio Silva foi enfático: “As pessoas que ainda se atrevem a questionar o uso do equipamento são pessoas que não devem ter se debruçado sobre os resultados que esses equipamentos estão dando”.

E os números falam por si. As câmeras começaram a ser instaladas nos uniformes da PM em agosto de 2020. No primeiro trimestre daquele ano, ainda sem o uso do equipamento, foram registradas 435 mortes por PMs. (quase cinco mortes por dia). Esse número caiu para 123 mortes no primeiro trimestre deste ano, uma diminuição de 72%.

Outro ponto polêmico abordado na entrevista é sobre uma antiga reivindicação de vários movimentos sociais, que exigem o fim da Polícia Militar, por entender que a corporação é um dos entulhos da ditadura militar. O ouvidor afirmou não ter posição fechada sobre o tema, acredita que a PM deva mudar para se tornar uma instituição que proteja e população em vez de proteger apenas o patrimônio, e se diz aberto ao debate sobre o tema.

Projeto PODSIN

Diálogos da Psicologia com a sociedade é um projeto do Sindicato das/dos Psicólogas/os de São Paulo em comemoração aos 50 anos de sua fundação, que acontece neste 2023. A proposta busca ouvir pessoas de várias áreas da sociedade para reflexão de temas atuais, direta ou transversalmente ligados à Psicologia.

Acesse a entrevista pelo canal do Youtube do Sindicato, se inscreva para ficar por dentro de outras reflexões e acompanhe seu sindicato nas redes sociais.

Related Posts