Em destaque, Notícias

São Paulo para nesta terça, 28, contra a privatização

Nesta terça-feira, 28.nov.2023, trabalhadores/as do Metrô, da CPTM e Sabesp realizam uma paralisação contra a tentativa do governo do Estado de privatizar as companhias. A Sabesp é a maior empresa pública do Estado, que faz o tratamento e distribuição de um dos bens mais estratégicos deste século, a água. Em todo o mundo a tendência é a reversão das privatizações ocorridas. Pesquisa elaborada pelo Instituto Transnacional, da Europa, desde o início do século, foram registrados, pelo menos, 267 casos de reestatização e remunicipalização do fornecimento de água em todo o mundo, incluindo importantes cidades como Paris, Berlim, Buenos Aires e Budapeste.

Outras categorias, como professores, que lutam contra cortes de financiamento anunciados pelo governo Tarcísio de Freitas, também podem cruzar os braços

Paralisação no transporte

O Sindicato da categoria informou que devem parar as linhas seguintes linhas do metrô: 1/Azul, 2/Verde, 3/ Vermelha, 15/Prata (monotrilho). As linhas 4/Amarela e 5/Lilás devem funcionar normalmente.

Na CPTM deve atingir as linhas 7/Rubi, 10/Turquesa, 11/Coral, 12/Safira e 13/Jade.  

Catraca livre

Uma das reivindicações dos trabalhadores é que no dia da paralisação as catracas sejam liberadas para a população. Na greve anterior, o governador chegou a anunciar a liberação das catracas, mas horas depois voltou atrás, o que causou muita confusão, provocando indignação na população.

Para evitar esses transtornos, os metroviários lançaram um abaixo-assinado para solicitar a abertura das catracas amanhã. Clique aqui para ver e assinar o documento.  

_________

Leia também:

Audiência pública na Alesp nesta quinta, 16, debate privatização da Sabesp

Related Posts