A Internacional dos Serviços Públicos (ISP), entidade da qual o SinPsi é filiado, realizou nesta terça (22) e quarta-feira (23) o SUBRAC Brasil – Encontro Sub regional da ISP Brasil. O encontro está aconteceu de forma remota por conta da pandemia.
O SinPsi está participando das reuniões de todos os comitês: Comitê LGBT com Priscila Takatsu, Comitê de Jovens com Marcela Millano, Comitê de Mulheres com Fernanda Magano e Valdeluce Freitas e de Comitê de Combate ao racismo com Cinthia Vilas Boas. Acreditamos que nesse momento de desmonte em que o discurso conservador e neoliberal vem ganhando muita força, é mais do que necessária a união de todas as trabalhadoras e trabalhadores do serviço público para que possamos barrar esses retrocessos.
O evento contou com a participação de nomes importantes do movimento sindical, tais como : Rosa Pavanelli (secretária geral ISP), Jocélio Drummond – ISP Américas, Denise Motta Dau- ISP Brasil, e Fausto Augusto Jr (DIEESE) E Paulo Cesar Ramos (sociólogo) fazendo a análise de conjuntura.
Destacamos a fala de Fausto Augusto Jr sobre a importante reflexão sobre o trabalho remoto e a organização sindical. Trabalhadoras e trabalhadores distantes tendem a não se articular e não se organizar. Este será o nosso grande desafio para este “novo normal”
Para além disto hoje o DIEESE nos apresentou a calculadora da Saúde, “aplicativo desenvolvido para subsidiar trabalhadrxs e gestorxs públicos na tomada de decisões sobre ações emergenciais de enfrentamento à pandemia da COVID 19”.
Gabriel Casnati apresentou a Campanha por Justiça Fiscal da ISP. O advogado Antonio Fernando Megale Lopes apresentou pelo Escritório Jurídico LBS o andamento das queixas protocoladas na OIT – Organização Internacional do Trabalho.
Os Comitês apresentaram suas deliberações, o Plano de Ação Regional das Américas foi retomado por Jocélio Henrique Drummond e Plano de Ação Sub regional Brasil e Encaminhamentos finais ficou com Denise Motta Dau.
Saímos com agenda de atividades para o próximo período.
Apontamos que seguimos com a palavra de ordem “Vidas acima do Lucro