Nos dias 3 e 4fev, juntamente com a 13ª Bienal de Arte e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE) aconteceu a 2ª Conferência Livre Nacional de Juventudes e Saúde, no Rio de Janeiro. A conferência é uma etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorre em julho.
A Bienal recebeu milhares de estudantes do ensino médio à pós-graduação, e teve a presença das ministras de governo, Anielle Franco, da Igualdade Racial, Luciana Santos, da Ciência e Tecnologia, e Sonia Guajajara, dos povos originários. A mesa organizadora da Conferência Livre de Saúde contou com a participação da diretora do SinPsi e do Conselho Nacional de Saúde, Fernanda Magano. “Foi um evento importante e potente, mostrando que a juventude está preocupada com os grandes temas nacionais, entre eles a saúde, é muito bom ouvir os debates de propostas dessa galera que é o presente e o futuro do país”, afirmou Fernanda, que é a secretária geral da 17ª Conferência.
A Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 2 a 5 de julho, é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Ministério da Saúde. O evento acontece a cada quatro anos e é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).
O tema desta 17ª edição é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. A Conferência é precedida por etapas municipais e eventos temáticos como a Conferência Livre de Saúde das Juventudes.