Em destaque

Não aguento mais ficar em casa, estou ficando louco!

DIA 18 DE MAIO MARCA 20 ANOS DA LUTA ANTIMANICOMIAL NO BRASIL

Por Norian Segatto

“Gente, não aguento mais ficar em casa, estou ficando louco!”. Você provavelmente já ouviu ou leu essa frase de algum conhecido/a ou parente em relação às restrições impostas pelo isolamento social na pandemia. De fato, o afastamento do convívio social, a impossibilidade de locomoção, de usufruir dos espaços públicos, do contato com pessoas queridas, têm gerado em muitas pessoas sintomas depressivos; estudos apontam o aumento de casos de Transtorno de Estresse Pós-Traumático devido ao isolamento.

Agora, pare e pense comigo! Se para nós, “saudáveis”, esse isolamento parcial já causa tanta pressão e angústias, imagine uma pessoa com problemas de saúde mental viver trancafiada o tempo todo, sem qualquer possibilidade de interação social? Alguém, em “sã consciência” pode afirmar que isso é benéfico para o paciente?

Por isso, o lema da luta antimanicomial no Brasil é “loucura não se prende, saúde não se vende”, um slogan que remete à liberdade e ao dever do estado de cuidar de sua população.

Um dia para comemorar, refletir e resistir

A data 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, é uma referência à promulgação da lei 10.216, que instituiu a reforma psiquiátrica no país, dispondo sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e o modelo assistencial em saúde mental.

Essa lei completa 20 anos neste dia 18 (terça-feira) e para comemorar e mobilizar a sociedade contra os retrocessos que alguns setores tentam impor, a Frente Estadual Antimanicomial SP (Feasp), com apoio do SinPsi, organiza um dia de atividades com debates, apresentação de vídeos e reflexões sobre a importância do tratamento em liberdade.

Sob o tema SUS – o protagonista da esperança, as atividades terão a seguinte programação:

14 horas – Início: 10 anos da Frente Estadual da Luta Antimanicomial

15 horas – 20 anos da Copa da Inclusão

16 horas – Apresentação de vídeos e depoimentos

18 horas – Roda de conversa: Lágrimas, suor e sangue: décadas de conquistas, alegrias e histórias da luta antimanicomial

19 horas – Roda de conversa: SUS Protagonista da esperança.


Acompanhe pelas redes da Feasp e do SinPsi a programação.

Related Posts

Deixe um comentário