Aconteceu na última quinta-feira (30) e nesta sexta (31) o Pré-Congresso da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) que elegeu a nova diretoria da entidade. Em Tempos de pandemia do novo coronavírus, o encontro aconteceu virtualmente e teve diversas mesas de diálogos sobre saúde mental, Direitos Humanos, fascismo e reforma psiquiátrica.
O novo presidente da Associação Leonardo Pinho reforçou que a nova diretoria deverá continuar com seu histórico de luta pela democracia e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“Continuar esse legado de pluralidade no campo da saúde mental, ser um espaço de formação, mobilização, organização de atividades e de incidência política e social em defesa do SUS, do SUAS, das políticas de redução de danos, do antiproibicionismo e do protagonismo social dos usuários, dos familiares e dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde mental brasileira”, acredita.
Já o secretário eleito Rogério Giannini destacou que a associação terá grandes desafios com um governo que incentiva discursos de ódio e o desmonte da políticas públicas de saúde mental.
“Os grandes desafios se darão em duas grandes frentes: o debate mais amplo de uma cultura democrática, que se contraponha a esses valores tão negativos de violência, expressões de ódio autorizadas; e o debate onde isso se concretiza nas políticas públicas com o desmonte do SUS e de políticas de saúde mental, tanto desinvestindo nas políticas inclusivas como investindo em manicômios e nas novas formas como as chamadas com terapêuticas”, encerrou.
Veja abaixo como ficou a nova diretoria da Abrasme:
Presidente: Leonardo Penafiel Pinho
Vice-presidente
Ana Paula Freitas Guljor
1º Secretaria: Rogério Giannini
2ª Secretaria
Daniel Oliveira de Souza
1º Tesoureiro
João Mendes de Lima Junior
2º Tesoureiro
Rosangela Santos
Diretoria Regional:
Dir. Centro-oeste
Francisco Cordeiro
Dir. Centro-oeste
Ana Lourdes de Castro Schiavinato
Dir. Nordeste
Janete Valois Ferreira Serra
Dir. Nordeste
Rossana Carla Rameh de Albuquerque
Dir. Norte
Marilda Couto
Dir. Norte
Gibson Alves dos Santos
Dir. Sul
Dipaula Minotto da Silva
Dir. Sul
Rafael Wolski de Oliveira
Dir. Sudeste
Aisllan Assis
Dir. Sudeste
Nicéia Maria Malheiros Castelo Branco
Conselho fiscal:
Sônia Barros
Ricardo Albuquerque Lins
Marcelo Antônio
Parintins Masô Lopes