Em destaque

Vem aí o 13º Encontro Nacional da Abep

A Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep) promove em setembro o 13º Encontro Nacional com o tema “O presente e o futuro da formação em Psicologia: confrontando a precarização na educação, no trabalho e na saúde”. Para a presidente da Abep, Angela Soligo, um dos principais objetivos dos Encontros Nacionais promovidos pela entidade é “pensar o presente e o futuro da Psicologia e promover a formação dos/das profissionais, fazendo a interlocução com a academia, docentes e discentes”, e completa: “Na conjuntura do Brasil atual, a reafirmação da Psicologia como área do conhecimento e como profissão, ética e cientificamente orientada, é um dos nossos objetivos e, sem dúvida, uma de nossas obrigações como entidade da formação”.

O evento, que acontece entre os dias 15 e 18 de setembro será realizado de maneira virtual em virtude da pandemia de Covid19. As inscrições já estão abertas.

Atividades

O Encontro irá promover conferências, debates, minicursos, fóruns e sessões de diálogos, em torno de subtemas como as diretrizes curriculares, a licenciatura, as ênfases curriculares, os estágios, as metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem na formação em psicologia, os processos avaliativos e o SINAES, a inserção do trabalho da/o psicóloga/o nas políticas públicas, as novas demandas e a ampliação do campo da profissão, os direitos humanos no contexto da desigualdade e o direito à diferença, ética, ciência e laicidade e o papel da ABEP frente a essas temáticas na atual conjuntura do país, entre tantos outros temas que permeiam a formação em psicologia.

Na ocasião também acontece a entrega do Prêmio Sílvia Lane, destinado a trabalhos realizados por estudantes de Psicologia, na forma de TCC e de Relatório de Estágio. Durante o Encontro será lançado um e-book com os trabalhos premiados nas edições anteriores. Para saber mais, clique aqui.

Angela Soligo destaca a parceria do SinPsi-SP para a realização do Encontro e articulação da Associação com o movimento sindical. “Acho muito importante a atividade sindical em defesa do corpo docente das instituições de ensino, pois todos somos trabalhadoras e trabalhadores e lutamos, assim como o sindicato, para termos ambientes saudáveis e trabalho decente”.

Público alvo

O 13ª Encontro Nacional da Abep tem como público alvo docentes, coordenadoras/es de curso, pesquisadoras/es, psicólogas/os e estudantes de graduação e pós-graduação em Psicologia e áreas afins, bem como psicólogas/os e representantes de diversas entidades da Psicologia.

Para mais informações e inscrições acesse o site da Abep.

Related Posts

Deixe um comentário