Em destaque

8 de março: 1 dia para comemorar, 365 dias para lutar

Dia 8 de março é uma data muito especial para a luta de todas as mulheres do mundo por respeito, igualdade e melhores condições de vida. É a data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher data construída com muita luta por igualdade de direitos, sonho ainda distante de ser plenamente realizável.

Durante esta semana que antecede o 8 de março, o SinPsi estará prestando sua homenagem às mulheres, relembrando diversas lutas e bandeiras, como o fim da violência e do feminicídio, a luta por igualdade e respeito no mundo do trabalho, contra o assédio moral e sexual, respeito às mulheres trans e LGBTQI+ entre outras tantas reivindicações.

Nunca se deixe intimidar, exija respeito a seus direitos, denuncie, o Sindicato está ao seu lado para enfrentar essa batalha junto a todas as psicólogas.  

A origem da data

A origem exata da oficialização do 8 de março como Dia Internacional da Mulher ainda é tema de controvérsias. Algumas versões afirmam que a data foi estabelecida a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, em que cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Essa é a versão mais corrente, mas que tem sido questionada cada vez mais pelo próprio movimento feminista que estuda suas origens históricas.

O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, com uma passeata que reuniu cerca de 15 mil mulheres protestando por melhores condições de trabalho.

Em 1910, a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, ocorrida na Dinamarca, aprovou a criação de uma data anual para a celebração.

Na Rússia, em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo antigo calendário russo), 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, em um protesto conhecido como “Pão e Paz” e, em 1921, a data foi oficializada pelas organizações.

No entanto, apenas em 1977, a ONU reconheceu o 8 de março como Dia Internacional da Mulher.

Related Posts

Deixe um comentário